A conversão de ecossistemas nativos em sistemas agrícolas ou silvícolas é considerada uma das principais ameaças à biodiversidade. No entanto, a capacidade dos sistemas silvícolas para servirem de habitat para a vida selvagem pode ser promovida através da implementação de normas de gestão de certificação florestal (CF), que visam manter a integridade do ecossistema florestal, incluindo a conservação da biodiversidade. O Forest Stewardship Council (FSC) é um dos sistemas de certificação mais reconhecidos e utilizados, cujo papel como promotor da utilização das plantações por animais silvestres em regiões temperadas é ainda largamente desconhecido.
O principal objetivo do ForCe é compreender se a certificação florestal (CF) pode promover o papel funcional e de conservação das plantações florestais para os vertebrados, a fim de melhorar a gestão das plantações para permitir conciliar a produção florestal e a conservação da natureza.
Especificamente, pretendemos:
1) avaliar a eficácia da certificação FSC para promover o uso de plantações de Eucalyptus (PE) por vertebrados e como ferramenta para assegurar a persistência da biodiversidade nas plantações;
2) compreender de que forma a estrutura, composição e configuração da paisagem das PE afetam o seu papel ecológico para os mamíferos (i.e. habitat, conetor ou barreira espacial);
3) avaliar os efeitos das florestas certificadas na condição física individual dos vertebrados;
4) compreender as motivações e atitudes relativamente à CF por parte dos gestores e do público em geral;
5) produzir diretrizes que possam contribuir para promover a compatibilização dos valores de conservação e da rendibilidade da produção florestal, num contexto de uma paisagem sustentável.
O ForCe utiliza os vertebrados terrestres (répteis, aves e mamíferos), e carnívoros de médio porte em particular, como modelos, numa abordagem de grupos funcionais, implementada no Brasil e em Portugal, que permite relacionar a contribuição de traços funcionais para os processos e serviços do ecossistema e extrapolar os resultados para PE com composições de guildas distintas.
Project ForCe is funded by national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (https://doi.org/10.54499/2022.03253.PTDC)